Receita Federal aprova novo leiaute da Dmed


A Receita Federal do Brasil aprovou oficialmente o novo leiaute da Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed), obrigação acessória destinada ao controle das informações relativas aos pagamentos recebidos pela prestação de serviços de saúde no País. A medida consta do Ato Declaratório Executivo COFIS nº 27, de 15 de dezembro de 2025, publicado no Diário Oficial da União em 16/12/2025.

A Dmed deve ser apresentada pelas pessoas jurídicas ou entidades equiparadas prestadoras de serviços de saúde, pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde autorizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e por demais entidades que mantenham programas de assistência à saúde ou operem contratos de prestação continuada de serviços médicos, hospitalares ou odontológicos, ainda que não estejam sujeitas à regulação da ANS.

O novo ato normativo aprova o leiaute aplicável aos campos, registros e arquivos da Dmed que será utilizado para a entrega das informações relativas aos anos-calendário de 2020 a 2025, nos casos de situação normal, e de 2020 a 2026, nas hipóteses de situação especial, como eventos de extinção, incorporação, fusão ou cisão da pessoa jurídica.

Apesar da publicação do novo leiaute, a Receita Federal ainda não disponibilizou o programa específico que deverá ser utilizado para a transmissão da declaração com esse padrão atualizado, o que gera expectativa entre os contribuintes obrigados à entrega da Dmed.

A administração tributária reforça, contudo, que permanece inalterado o prazo de apresentação da Dmed referente ao ano-calendário de 2025, em situação normal, que deverá ser transmitida até o dia 27 de fevereiro de 2026. O cumprimento tempestivo dessa obrigação é fundamental para evitar penalidades e inconsistências que possam impactar a declaração do Imposto de Renda das pessoas físicas beneficiárias dos serviços informados. 

Postar um comentário

💬 Deixe seu comentário
Sua opinião é muito importante para nós! Compartilhe suas ideias, dúvidas ou sugestões sobre esta notícia.
Comentários ofensivos, com linguagem inadequada ou fora do tema poderão ser removidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

💡 Apoie o Portal Fiscal News

Sua contribuição é essencial para manter o Fiscal News funcionando com independência, agilidade e qualidade técnica.

Nosso trabalho é sustentado exclusivamente por anúncios, projetos e, principalmente, pelo apoio financeiro dos nossos leitores. Não recebemos recursos públicos nem institucionais.

Se você acredita em um jornalismo profissional, independente e responsável, contribua para que o FiscalNews continue levando informação transparente e de qualidade a todos.